Assim como eu comecei o blog post sobre o Share Talks de 2018, começo esse da mesma forma: o mercado capixaba está carente de eventos de marketing digital desse nível. E o Share cada vez mais me surpreende em seus eventos.

Os palestrantes

Dê só uma olhada na “turma da pesada” que veio palestrar aqui em Vitória.

  • Rafael Kiso
    CMO – Mlabs
    Unbound Marketing – Como criar uma estratégia digital de sucesso
  • Renan Ramos Cardoso
    Loyalty & Campaigns – TudoAzul e Azul Linhas Aéreas
    Como transformar novos clientes em compradores recorrentes: quebrando o paradigma da captação
  • Sophia Montenegro
    Creative Lead – Mutato
    Passar tempo com marcas. Isso existe mesmo?
  • Dani Rodrigues
    Gerente de Conteúdo – FBiz
    Real time: estratégia din mica de mídia e conteúdo estratégico criativo
  • Vinícius Ghise
    CEO – Global AD
    Performance e resultados com significado
  • Patrick Marquart
    Business Development – VTEX
    Como gerar experiências omnichannel
  • Gabriel Matos
    Criativo – Buzzfeed Brasil
    Como gerar experiências omnichannel

18 insights para você salvar agora

Já aviso que esse é o tipo de post para você salvar e usar para consultas futuras. Abaixo, listei 18 insights sobre as palestras:

  1. Mídias sociais é a atividade online mais popular do mundo. As coisas não começam mais pela busca, mas pela descoberta em mídias sociais. Segundo dados do We Are Social, o Facebook é o termo mais buscado pelos Brasileiros.
  2. A diferença entre outbound marketing e inbound marketing é que um fala daquilo que vende e outro fala daquilo que sabe. Muitas marcas fazem uma coisa ou outra muito bem. É necessário fazer as duas, em momentos apropriados para isso.
  3. Comece a usar a estratégia Help – Hub – Hero! Prestamos mais a atenção naquilo que nos dá maior controle e aumenta nosso capital social (Hero); aumenta nossa conexão e aprofunda nossa experiência (Hub) e nos economiza tempo (Help).
  4. Dentro da jornada do consumidor, pense o engajamento como objetivo após a conversão. Dessa forma, a chance das pessoas falarem espontaneamente sobre o seu produto ou serviço é maior (marcando amigos em posts, por exemplo).
  5. Transforme a parte burocrática do dia a dia do seu cliente em um momento mais leve.
  6. Segundo a revista The Economist, o recurso mais valioso do mundo deixou de ser petróleo e passou a ser os dados.
  7. Vendedor que é tirador de pedido vai ser trocado por máquinas. O vendedor tem que ser um consultor e agregar valor para quem está comprando!
  8. Os robôs não fazem tudo. E os humanos também não. Inteligência artificial é a junção das duas coisas.
  9. Uma pizzaria usa Google Analytics para entender a quantidade de pedidos que vai receber por telefone. Isso há 5 anos.” E o que você faz pelo seu negócio hoje?
  10. Não precisa fazer conteúdo complexo. Faça o simples e mais ainda aproveite o que o usuário está fazendo sobre a sua marca.
  11. Cada marca tem suas próprias necessidades. Quais dados são realmente necessários para o seu negócio?
  12. Defina como conteúdo a sua intenção de fazer com que as pessoas passem mais tempo com as marcas e não apenas uma propaganda.
  13. As marcas precisam ser mais RedBull: criam eventos, não estão o tempo todo apenas se vendendo e criam experiências para as pessoas.
  14. O mais importante não é sobre o que uma marca fala, mas com quem ela fala.
  15. A marca é a pessoa que entra em uma conversa qualquer dentro do bar. As mídias sociais é o próprio bar. E os usuários são as pessoas que já estão conversando. Participe das conversas, se insira e não interrompa.
  16. Você daria like no conteúdo que está produzindo ou está apenas publicando mais um post e passando para o próximo job?
  17. A criatividade é mais importante do que qualquer estrutura.
  18. Use as narrativas nas suas estratégias e abuse das boas histórias.

Agora é colocar o aprendizado em prática e aguardar o próximo Share Talks para saber as melhores tendências do mercado digital do país.