O que faz uma agência de marketing digital?

“Por que devo contratar uma agência?” ou “O que uma agência faz?” são as principais perguntas que já fizeram para nós. Cada empresa, marca, negócio tem o seu momento e o seu motivo para contratar os serviços de uma agência de marketing digital.

O que uma agência pode fazer para a sua empresa varia conforme o projeto e investimento disponível. Claro que cada caso é um caso e iremos explicar mais sobre isso.

Agência de marketing digital

Primeiro, temos que deixar bem claro que investir em marketing digital é se diferenciar na concorrência. Podemos até afirmar que é um tipo de investimento essencial para o seu negócio, como água, luz e seu plano de internet.

Claro que não é da noite para o dia que você terá retornos significativos com o marketing digital. Inclusive, a promessa de retorno rápido não pode estar na proposta que uma agência digital envia para você. Isso não existe no Brasil e em lugar nenhum do mundo.

Diferentes agências, mesmo oferecendo os mesmos serviços, têm processos de execução totalmente diferentes. O tamanho delas também varia, bem como as especialidades.

Quando contratar uma agência

Uma coisa tem que ficar clara: por que você quer contratar uma agência? Normalmente, temos identificado algumas dificuldades e abaixo, listamos o que levam as pessoas a contratarem nossos serviços:

Definição de público-alvo: “vender para todo mundo” não deveria estar na sua estratégia. Nunca! E isso é um dos maiores erros que podem levar você a não alcançar os seus objetivos com vendas. Até mesmo errar em definir o público-alvo pode ser uma das maiores armadilhas.

Dificuldade em vendas: é preciso lembrar que dependendo da estratégia da sua empresa, o marketing digital não atua diretamente na área de vendas, mas auxilia no processo. É papel de uma agência auxiliar na entrada de pessoas interessadas no seu negócio. Porém, se não existir um time de vendas focado em dar respostas hábeis, o esforço da agência foi para o lixo.

Cuidar do próprio marketing: alguns micro ou pequenos empresários, quando percebem que o marketing digital é algo que não dá para fazer sozinho, logo procuram uma forma de terceirizar o serviço. Com as tarefas do negócio, acrescentar mais algumas envolvendo o marketing digital pode não ser a melhor solução.

Produzir conteúdo consistente: essa tem muito a ver com a anterior. Estar na internet requer algumas ações que têm baixo custo, e uma delas é produzir conteúdo. E consistência é a chave. Não adianta publicar todos os dias no Instagram, por exemplo, se depois de um mês você deixar a sua conta totalmente parada.

Agência de marketing digital x assessoria de imprensa

Uma confusão até bem comum é entender “agência de marketing” e “assessoria de imprensa” como sinônimos, quando na verdade são coisas diferentes. Claro que as duas podem funcionar muito bem juntas, mas não é em todo caso que você verá isso.

Uma assessoria de imprensa trabalha para assessorar a imprensa, por mais redundante que isso possa parecer. Normalmente um profissional de Jornalismo ou Relações Públicas é responsável em mandar informações para a imprensa sobre o negócio. Essas informações, em formato de release, são enviadas para que o negócio tenha destaque sendo pautas de matérias jornalísticas. É basicamente um trabalho de branding.

Uma agência de marketing digital tem como, além do trabalho de branding (através de campanhas de mídia paga, por exemplo), fazer com que mais pessoas comprem e/ou se interessem pelo seu produto. Por exemplo, caso o seu produto seja um curso online, a agência irá traçar uma estratégia para que um número X de pessoas entrem nessa turma. Tudo feito de forma 100% online.

Operacional x Consultoria

Dependendo no estado atual do seu negócio, existem duas formas de você contratar serviços de marketing digital: através de uma consultoria ou contratando toda a gestão e operacionalização do processo. Explicaremos a diferença.

Consultoria

O papel de um consultor é identificar como o seu negócio está e orientar você sobre o que tem que ser feito. Um consultor não irá fazer por você, mas pode ajudar a encontrar profissionais que façam isso.

Gestão completa (operacional)

Quando você contrata uma gestão completa, além da figura do consultor, você tem pessoas na equipe da agência que farão o que precisa ser feito. Claro que você tem que levar em conta se realmente precisa contratar uma agência, pois uma consultoria já pode resolver. Caso você tenha uma equipe interna já dedicada, a consultoria é o ideal. Porém, se essa equipe interna não tem uma determinada especialidade que você precisa no momento, uma agência é a melhor escolha.

Há casos e casos. Por isso o ideal é analisar como o seu negócio está hoje. Se quiser, venha bater um papo com a gente: podemos falar para você qual a melhor escolha!

1 comentário

  1. […] mais óbvio que isso possa parecer, esse teste é novidade para nós, profissionais e agências de marketing digital. Podemos apontar alguma previsões, porém tudo com muita […]

Comentários estão fechados.