como produzir conteudo para instagram

Como produzir conteúdo para Instagram

Algumas das principais dúvidas que as pessoas têm em relação às mídias sociais é em como produzir conteúdos. Desde a ideia à execução: tudo parece um caos. Nesse blog post vamos mostrar como produzir conteúdo para Instagram.

O seu perfil

Nós sugerimos fortemente que você use o perfil comercial do Instagram. Um dos principais benefícios é ter métricas que darão a você ideias sobre quem é seu público. Para isso, vá em “configurações” e em “alterar para perfil comercial”. Você não perderá nada do seu perfil pessoal. Depois, você poderá alterar para conta pessoal sem problemas.

Quem é você?

A essa altura, você já sabe o que quer com o Instagram? Saiba que os seguidores não surgirão da noite para o dia e nem irão implorar por seus produtos ou serviços. Primeiro, as pessoas têm que conhecer você para depois pensar em comprarem algo. É assim que funciona tanto para vendas online quanto offline.

O que publicar

Essa é a pergunta que vale 1 milhão de reais. Ok, nem tanto. Mas a busca pela resposta atormenta muitas pessoas. Um exercício que você pode fazer é pensar em 10 perguntas que as pessoas sempre fazem para você sobre o seu negócio. E então, você tem pelo menos 10 conteúdos diferentes.

Basicamente, você vai publicar o que o seu público quer saber e não o que você acha legal. É interessante também você publicar fotos do dia a dia do seu negócio.

Como criar

Em mídias sociais, a identidade visual importa. Porém, o que sugerimos é não se apegar muito às artes. Procure fazer e publicar. Não precisa ser a melhor publicação do mundo, mas precisa ser publicada. Afinal, você só saberá se ela é boa o suficiente se ela não estiver salva numa pasta escondida do seu desktop. E com o tempo, esquecida.

Nós não estamos falando para fazer de qualquer jeito. Estamos falando para você não passar horas pensando e fazendo o post ideal.

“Antes feito que perfeito”. Já diria tio Zuck. E depois de algum tempo, você pode ir melhorando, não tem nada de errado nisso. Para que o seu conteúdo flua, opte pela simplicidade. E uma ferramenta ótima para isso é o Canva.

Produza conteúdos com o Canva

Com layouts prontos, imagens e ícones gratuitos, você já pode dar os primeiros passos para publicar conteúdos não só no Instagram, mas também no Facebook, Twitter e por aí vai. Isso porque o Canva tem uma série de dimensões personalizadas, inclusive para materiais oflline, como cartazes e panfletos.

Uma outra dica é você sempre adaptar os modelos disponíveis. Coloque a sua paleta de cores, tire alguns elementos e coloque outros. Não gaste mais que dez minutos em cada arte. No início pode ser complicado, mas a ideia é “antes feito que perfeito”, lembra?

Clique aqui e faça sua conta gratuita no Canva.

Como agendar as publicações

Hoje temos uma infinidade de ferramentas que fazem agendamento de publicações no Instagram. Dentre as várias que já usamos por aqui, a nossa favorita é o EasyGram.

Além do agendamento, podemos colocar templates de legendas e integrar com arquivos salvos na nuvem. Resumindo: ao invés de você salvar o arquivo no seu computador, você pode salvar no Google Drive, por exemplo, copiar o link e colar no EasyGram. E os arquivos de mídia ficam salvos dentro da ferramenta, podendo ser publicados a qualquer momento.

Clique aqui e faça sua conta gratuita no EasyGram.

Quantas vezes publicar no Instagram?

Essa é uma outra pergunta que muitas pessoas se fazem e a resposta é: depende. Depende dos resultados, da sua audiência etc. O que sugerimos é testar. Comece publicando pelo menos duas vezes por semana. Alterne dias e horários. Faça também conteúdos diferentes. O que deu errado, melhore. E o que deu certo, também.

Interaja!

Uma outra coisa importante: você está numa mídia social e não em uma mídia comercial, por mais que ela também seja usada para negócios. Interaja com o seu público, seja respondendo a comentários ou até mesmo seguindo outros perfis. Exemplos que você pode se espelhar são a Nubank e a Netflix. Essas marcas não estão querendo se vender a todo momento e é essa a mentalidade que você tem que ter se quer sobreviver no mundo digital, independente se é no Instagram, Facebook ou LinkedIn.

Não esqueça de colocar hashtags em suas publicações que tenham a ver com sua marca. Essa é uma das formas de seu negócio ser encontrado por outros usuários. Você pode usar também a localização da sua empresa ou da sua cidade nas publicações.

Conclusão

Teste as ferramentas que falamos aqui. Crie conteúdos, pelo menos duas vezes por semana, com temas que o seu público queira saber (e não porque você quer postar). Publique em diferentes dias e horários. E não se prenda à melhor arte ou ao melhor texto, pois com o tempo você irá melhorar isso.