hotjar-mapa-de-calor

Hotjar: melhore a experiência do usuário no seu site

O site da Vinte está de cara nova. E essas mudanças não foram tiradas de Merlim e muito menos foram faladas pelo oráculo: elas se devem, por exemplo, ao Hotjar. Foram mensuradas e testadas durante alguns meses, antes de serem implementadas definitivamente. A fase do planejamento foi, sem dúvida, a mais importante. Então, executar conforme as informações que tínhamos disponíveis se tornou a parte mais fácil.

Combo de ferramentas

Dentre as várias ferramentas que usamos, o Hotjar foi, sem dúvida, o que nos influenciou a tomar as maiores decisões sobre o posicionamento de elementos. Vale lembrar também que combinamos outros dados, como o do Google Analytics. Não existe uma ferramenta completa e perfeita que dará a você todos os dados que precisa. Por isso, usar mais de uma é essencial e será possível retirar insights poderosos e sair do “achismo”. Mas lembre-se: com grandes ferramentas vem grandes responsabilidades!

Ferramenta: Hotjar

Basicamente é uma ferramenta para entender o comportamento dos visitantes no seu site. Com essa ferramenta “rodando”, você é capaz de:

  • verificar como é a interação em seu site, representando seus cliques (mapa de calor; veja imagem abaixo)
  • gravar em vídeos de como é o caminho dos visitantes dentro do seu site
  • configurar um funil e ver onde você está perdendo visitantes (ótimo para lojas virtuais!)

Ela é bem simples de configurar: apenas alguns minutos são necessários e você nem precisa saber programação. Caso use WordPress, existem vários plugins que facilitam ainda mais. Nós usamos o Easy Hotjar.

Experiência mobile

Além de observarmos que a experiência no desktop precisava de melhorias, constatamos também que a experiência dos usuários com mobile não era lá grande coisa. Por isso, inclusive, a mudança total na cara do site.

“O que não pode ser medido, não pode ser mensurado.”

Podemos dizer que essa é a máxima do mundo digital e você precisa entendê-la (e praticá-la) caso queira ter algum sucesso dentro do ambiente online. Caso não tenha um site ou nunca tenha analisado nada, não tem problema. Você pode começar separando alguns minutos e olhar para o conteúdo que está publicando nas suas redes sociais. Além das melhorias, ideias para novos conteúdos sempre aparecerão.

E agora?

Temos uma pergunta para você: se pudéssemos fazer qualquer coisa, o que deveríamos fazer para que você fale um “uau” para o nosso conteúdo? Diga aqui!

1 comentário

  1. […] primeiro em dispositivos móveis não significa apenas criar sites e e-commerce projetados para dispositivos portáteis (responsivos), mas significa reinventar completamente a experiência da empresa com o usuário, que […]

Comentários estão fechados.