personas-o-que-são

O que são personas e sua conexão com o RPG de mesa

Como as personas ajudam na sua estratégia e o que elas têm a ver com o RPG de mesa.

Personas são personagens fictícios e que estão ligadas ao seu público-alvo. Apesar da recorrente confusão, personas e público-alvo são coisas diferentes:

Público-alvo: jovens de 20-25 anos
Persona: Pedro tem 23 anos e está no ensino superior, cursa Engenharia da Computação. Mora longe da faculdade e enfrenta um trânsito caótico todos os dias. Está em busca de conteúdos sobre marketing digital para aplicar na empresa de seus pais, do ramo alimentício. Acha que a maioria dos conteúdos que ele encontra na internet é denso e complicado para quem não é da área.

Percebeu a diferença?

Aqui na Vinte, gostamos de definir personas como um amigo imaginário. Elas serão as responsáveis em definir tudo o que é produzido, desde conteúdos a novos produtos. Elas farão parte do seu time de marketing e participantes ativas do conselho da empresa. Construa coisas para que as personas gostem, e não para a chefia do setor porque ela acha bonito e quer ver isso, por exemplo, na página do Facebook da empresa.

Personas e RPG

Fazendo uma comparação com RPG de mesa, a criação de personas está ligada com a parte da criação do personagem do jogador. Esse é o estágio inicial no jogo (e deverá ser a primeira parte dentro da criação do planejamento de comunicação digital).

Toda a aventura criada, tesouros e vilões irão depender de quais personagens existem no grupo. E quanto mais detalhes tem o personagem do jogador, mais rica fica a sua história. E quanto mais informações as personas têm, maior a chance de você acertar o tom de sua comunicação para o seu público-alvo.

De uma forma geral, definindo as personas, você:
– conhece melhor o seu público;
– não perde tempo criando conteúdos que o seu público não irá consumir;
– ao saber quais conteúdos deve produzir, fará conteúdos melhores;
– escolhe canais mais eficientes, pois você saberá onde o seu público estará;
– saberá se relacionar com mais eficiência, sabendo inclusive o tom da comunicação que deverá ser usada.

Confira outros textos em nosso blog. Existe algum conteúdo que você queira saber mais? Conte para a gente sua maior dúvida!