Como definir seu posicionamento nas mídias digitais

Definir quem é você e então traçar estratégias de como você quer ser lembrado, de como você quer passar essa imagem é essencial para seu o sucesso. Isso é posicionamento. E isso não é exclusividade apenas das mídias digitais.

Mesmo que a instituição tenha missão, visão e valores bem definidos, com discurso de que o objetivo da empresa é “mudar o mundo” ou “fazer do mundo um lugar melhor” ou até mesmo esteja mergulhada nas mais novas tecnologias e está sendo pioneira na inovação, de nada adianta se ninguém percebe a existência dessa empresa. Se ela não aparece midiaticamente, ela não existe. Como diz aquele velho provérbio: “Quem não é visto, não é lembrado”.

Tratando-se de mídias digitais, onde todos os dias nos deparamos com um oceano de informações, conquistar a atenção do público de interesse é uma tarefa difícil. Fazer com que a comunicação da organização mostre uma reputação positiva é uma missão que poucos aventureiros têm êxito.

É papel de todos da organização (não somente do setor de comunicação e marketing) conquistar reputação positiva. E nas redes sociais, um comentário, uma foto ou um vídeo vazado podem colocar toda a reputação da organização à prova. Você duvida? Consulte notícias sobre demissão por conta de redes sociais aqui e aqui. E aqui um artigo bem interessante analisando sobre essa relação de uso de redes sociais pelos empregados e o contrato de trabalho.

Conquistar a atenção do público-alvo tem como objetivo fazer com que os outros falem o que a instituição fala de si, formando uma boa imagem de acordo com o que se deseja. E na Era Digital, descobrir como anda a imagem da instituição é simples: por um mecanismo de busca é possível verificar o que dizem dela.

Para ter essa atenção, publicar conteúdo está em primeiro lugar. E sobre conteúdo, entenda que é o que o público quer consumir, é o que anseia. Porém, não é por isso que se deve focar no entretenimento em prol da reputação da instituição em troca de apenas “curtir” e “compartilhar” (frases de bom dia acompanhadas de flores e filhotes de animais estão totalmente fora do seu radar de “conteúdos postáveis em redes sociais”).

Exemplo de conteúdo é divulgar informações sobre a instituição, já que contribui para a criação da memória. Por exemplo, divulgar os fatos passados é uma forma de redescobrir valores e experiências; mostrar os ganhos e vitórias da organização contribui para a criação de autoridade.

Abaixo, 10 perguntas que facilitarão o seu processo de escolha de posicionamento (responda sabiamente):

  1. Quem sou eu?
  2. Quais são os seus valores incondicionais?
  3. O que é mais importante para você? O que te move?
  4. Para onde está indo, por qual caminho quer seguir?
  5. Por que está indo para lá?
  6. Por que quer os objetivos que quer?
  7. Como quer ser lembrado?
  8. Se o seu negócio falisse, o que você gostaria que as pessoas levassem de recordação sobre ele?
  9. Qual o seu impacto no mundo, sua contribuição na vida das pessoas?

Explore o mundo do marketing digital

Do planejamento à execução: algumas coisas que você não pode deixar passar!

Obrigado por se inscrever.

Something went wrong.

Explore o mundo do marketing digital

Do planejamento à execução: algumas coisas que você não pode deixar passar!

Obrigado por se inscrever.

Something went wrong.